segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Ano de 1962 (parte 2/3)

1.Apesar de estarem muito abalados e visivelmente desanimados com a morte de Sutcliffe, sem qualquer perspectiva de progresso profissional, os Beatles continuaram fazendo apresentações na incessante trajetória Liverpool - Hamburgo.

2.Enquanto isso, depois de desistir da assinatura de um contrato de gravação com Dick Rowe, da Decca Records, por não conseguir impressioná-lo com as músicas da banda, Brian Epstein vai até Londres, na loja HMV da Rua Oxford, para converter os teipes (fitas de vídeo) dos Beatles, em um disco.

HMV Store


3.Ainda em Londres, Brian acaba encontrando George Martin, um dos produtores da EMI que não havia sido contatado por Ron White, e entrega-lhe o material dos Beatles. Assim, como Martin apresentava grande interesse no som da banda e por ser considerado "um produtor rebelde e independente", aceita uma audição. Pouco tempo depois, os Beatles assinam um contrato de gravação de um ano, renovável, com a EMI.



PS.:No dia 6/06/1962, os Beatles, fazem sua primeira sessão de gravação com a EMI. Porém, o resultado não rendeu uma gravação digna de lançamento. Os Beatles, em setembro, voltarão à fazer outra.

4.Martin resolveu contratá-los, porém apresentou certa relutância com Pete Best, por considerá-lo "fraco" musicalmente. Assim, Martin e Epstein chegaram ao acordo de que nas gravações em estúdio, usariam um outro baterista. Enquanto que nas apresentações, usariam Pete Best.

5.Os três principais membros e fundadores da banda, John, Paul e George, pediram à Brian que demitisse Pete, e foram atendidos.

6.No dia 16/08/1962, Pete chega ao escritório de Epstein, e esse lhe diz: "George [Martin] não quer você no grupo". A partir da saída de Pete dos Beatles, se iniciou uma grande procura e cogitações de nomes para substituí-lo na bateria. Chegaram a chamar Johnny Hutchinson, mas acabou recusando por ser amigo de Pete.

Johnny Hutchinson

7.O grande desejo da banda era a contratação de Richard Starkey, conhecido como Ringo Starr, que já era baterista da famosa "Rory Storm and the Hurricanes". Era considerado o maior baterista de Liverpool.

Rory Storm and the Hurricanes


8.No dia 19/08/1962, três dias após a demissão de Pete Best dos Beatles, Ringo Starr toca com a banda no Cavern Club, definindo e oficializando sua entrada nos Beatles.

9.Curiosidades:

-George Martin não se impressionou com os Beatles musicalmente, mas foi a personalidade dos integrantes que o agradou. Por fim, ele considerou que a banda tem um talento cru e muito humor e pode melhorar musicalmente.

-O fato de George Martin e Brian chegarem ao acordo de que Pete só seria usado nas apresenteções, é de que os fãs não suportariam vê-los sem Pete Best, tanto que no dia em que foi demitido, o motorista das excursões da banda, Neil Aspinall, ficou furioso.

-Ring já havia tocado com os Beatles em algumas apresentações em Hamburgo.

-Na primeira vez que John, Paul, George e Ringo tocaram juntos, no Cavern Club, a apresentação gerou uma grande confusão, pois o público repudiou a nova formação, e chegaram a gritar "Pete para sempre, Ringo nunca!", e "queremos o Pete!"; Harrison teria sido agredido nessa apresentação.

Matheus Cerdeira(@matheuscerdeira - Twitter)

Nenhum comentário: